segunda-feira, 19 de maio de 2008

Atleta amputado vai disputar vaga nas Olimpíadas



O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que teve suas pernas amputadas e corre com duas lâminas de fibra de carbono ajustadas às coxas, conseguiu permissão para lutar por uma vaga nas Olimpíadas de Pequim deste ano.






O aval reverte a decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que em janeiro não havia autorizado que o atleta participasse dos jogos.

A IAAF havia concluído que as próteses usadas por Pistorius davam a ele uma vantagem significativa sobre atletas comuns, o que vai contra as regras que regulamentam o uso de ajudas técnicas para atletas.

Um estudo encomendado pela Associação havia apontado que Pistorius, apelidado de "Blade Runner", usava 25% menos energia do que os atletas comuns para conseguir atingir a mesma velocidade.

Logo após a decisão, Pisotrius recorreu na Alta Corte dos Esportes, que julgou em seu favor.

Se conseguir se qualificar na prova dos 400 metros, o sul-africano será o primeiro atleta deficiente a disputar uma olimpíada.

Fibras de carbono

Oscar Pistorius nasceu com alguns ossos faltando nas pernas, abaixo dos joelhos e teve os membros amputados quando tinha um ano de idade.

As lâminas de fibra de carbono que usa foram fabricadas na Islândia. Os fabricantes insistem que as lâminas são "artefatos passivos", que não respondem a comandos biológicos.

Há três anos, Pistorius nunca tinha pisado em uma pista de corrida. Atualmente é uma sensação do atletismo, com recordes mundiais para-olímpicos em provas de 100 metros (10,91 segundos), 200 metros (21,58 seg) e 400 metros (46,34 seg).

O recorde mundial nos 400 metros rasos, por exemplo, do americano Michael Johnson, é de 43,18 segundos.


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Revista OjúOnà

Revista OjúOnà

O que é Ojú Onà é uma palavra de origem Iorubá, que significa numa tradução conceitual CONSCIÊNCIA DO DESIGN. E é isso o que estamos buscando: consciência em nós para a realização de um ótimo-design. E nossa cara é tro-pi-ca-lis-ta.




A revista-digital que propoe debates conscientes e culturais onde a proposta é de subsistência: trabalhar para produção de conteúdos que possam gerar encontros de design para nossa querida Bahia, buscando o amadurecimento nos debates sobre Design e educação.
Assim se propoe a abertura para discussões sócio - ambientais, culturais e economicas para mudanças no sistema de ensino ou nas grades curriculares, para melhoria do ensino em design.
A revista também busca pessoas para contribuirem com sugestão de construção para melhorias futuras, para assim ajudar na criação do N design Bahia 2009.

www.designuneb.com/nbahia2009


Megafonicas Salvador

2008


Nascido na Bahia, o MGF - Megafônicas, depois de correr vários estados brasileiros, retorna à terra de todos os santos no dia 17 de Maio de 2008 propondo agora uma discussão sobre a nossa Educação.

Em Março de 2008, a Pré CoNDe Bahia começou sua campanha de divulgação, distribuindo pelo Brasil seu "BOTTON", para ser construído pelo país: O Megafônicas.

Ele já foi construído em Curitiba, Bauru, Florianópolis e Rio de Janeiro, seguindo a mesma pauta de discussão, a Educação de Design, seus problemas, história e interfaces: Mercado, Sociedade e o Estudante.

E para abastecer mais as discussões, será lançada, na ocasião, a versão material da revista OjúOnà. Ela trás alguns resultados do 3º Megafônicas-Ba (você foi? Foi massa!) que aconteceu em outubro, aqui em Salvador, e discussões sobre currículos, projetos de conclusão e tópicos referentes à proposta de reformulação da nossa diretriz curricular.

Megafônicas? OjúOnà? tá boiando? Então dá um pulo lá no site da nossa Revista-Digital: www.designuneb.com/nbahia2009 , se atualize e nos atualize! Impossível a construção de uma nova realidade sem a participação plural. Ocupe seu espaço e mostre pra que veio, debata com o Brasil e redefina o paradigma da nossa educação.

E o que vai rolar no Megafônicas?
Discuta com todos sobre tudo. A cada rodada os participantes viverão em um novo espaço de debate através de uma dinâmica de rodadas. Cada mesa abordará um tópico:

Educação e Mercado (Mediada por Diane Lima - Estudante de Design de Moda | Faculade da Cidade)
A sua Universidade forma para o mercado? A Universidade deve formar para o mercado? Ou a Universidade deve formar o mercado?! Como pensar um currículo que construa um profissional apto a atuar em um sistema inconstante e dinâmico, isso é papel da instituição de ensino?

Educação e Sociedade (Mediada por Taygoara Aguiar - Designer Gráfico | UFBA)
Profissional ou Cidadão? Outro questionamento fundamental é sobre que tipo de egresso a universidade deve produzir. A educação deve ser responsável por capacitar e direcionar à atuação responsável e ética? Sustentabilidade é um tema mais e mais recorrente, ela é trabalhada na sala de aula? Como? O Que é sustentabilidade?

Educação e Estudante (Mediada por Mauro Alex Rego - Estudante de Design Gráfico | UFBA)
Saído de uma educação de base bancária e opressora, o Estudante chega na Universidade com sonhos, metas, dúvidas e expectativas que em sua maioria são frustradas por currículos que não acompanham o tempo e propósitos profissionais. Como redefinir essas relações, como recompor esse cenário? Qual o poder do estudante sobre a sua educação?

Onde?!
Escola de Belas Artes - UFBA

Quando?!
17 de Maio de 2008 - Sábado
12h – Credenciamento com entrega das revistas
13h às 14h – Abertura
14h às 15h – 1ª Rodada
15h10min às 16h10min – 2ª Rodada
16h20min às 17h20min – 3ª Rodada
17h20min às 18h20min – Balanço Final das mesas e Encerramento


quarta-feira, 7 de maio de 2008

SITE EMPREGOS

site para empregos na area de informatica http://empregosinformaticabahia.blogspot.com/