terça-feira, 28 de agosto de 2007

O PVC como base para a criatividade da “toy art”


Conceito que nasceu no Japão nos anos 90, a toy art é uma manifestação contemporânea onde brinquedos são utilizados para aplicação de design, moda e como forma de expressão urbana. Feitas em sua maioria de PVC, as peças geralmente exclusivas (edições limitadas e personalizadas) já inspiram a produção de designers e simpatizantes da arte brasileiros. Um exemplo é a loja Plastik, fundada em dezembro de 2006, a única especializada em toy art em São Paulo.


De acordo com Claudia Tannous, produtora executiva da Plastik, a toy art ainda é pouco produzida no Brasil. “Apesar da crescente procura do público e do interesse dos artistas em trabalhar essa forma de expressão, cerca de 90% dos produtos comercializados ainda são importados, principalmente da China” avalia Tannous. “Estamos em busca de parcerias com indústrias que estejam interessadas em associar sua marca a essa forma de arte para produzir peças em série e reunir artistas de renome para a produção de peças customizadas” ressalta Tannous.
Um dos artistas brasileiros que já embarcou na onda da toy art foi Rui Amaral, artista plástico e grafiteiro conhecido da década de 80. Ele conta porque escolheu o PVC como material para transformar seu mais famoso personagem, o Bicudo, no primeiro toy art produzido no Brasil. “Por ser um material versátil, maleável, resistente e com referências aos brinquedos da minha infância, eu utilizo o PVC desde o primeiro modelo que produzi há 15 anos”, destaca Amaral. “O PVC é o material mais desejado por quem produz toy art, um autêntico Urban Vinyl", explica.
A realização deste projeto para a produção dos toy arts em PVC foi possível graças a uma parceria com o também artista plástico e proprietário da empresa de brinquedos Imaplast, Juan Carlos Calabrese. Há mais de 35 anos no mercado, a Imaplast produziu três moldes para a fabricação de 1000 Bicudos e, de acordo com Calabrese, pretende estender a experiência para o futuro. “Para o início de 2008, estamos desenvolvendo um protótipo de um E.T. em PVC inspirado no caso Roswell (o maior registro da ufologia mundial, registrado há mais de 50 anos no novo México). No lançamento pretendemos realizar uma instalação com 300 toy arts na forma deste E.T. com 1m de altura cada”, planeja Calabrese.
No dia 29 de agosto, será realizado um pré-lançamento dos Bicudos feitos de PVC no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, com a exposição de 23 bonecos customizados por artistas convidados. O lançamento oficial vai acontecer na Galeria Brito Cimino, em outubro, onde serão lançadas mil unidades, 200 personalizadas por artistas e 800 standards. Será possível, ainda, comprar o boneco todo amarelo para que o próprio cliente possa customizá-lo.

http://www.institutodopvc.org/publico/?a=imprensa&imp_ano=2007&imp_id=113

Nenhum comentário: