domingo, 20 de janeiro de 2008

Desenhando o futuro

Mercado apresenta grande potencial para profissionais de design

Mônica Bichara

Parece incrível, mas a montadora Ford em Camaçari e as comunidades quilombolas da Chapada Diamantina, na Bahia, têm algo muito forte em comum: o design. A atividade, que ganhou destaque a partir da revolução industrial, é considerada hoje estratégica para a inserção de qualquer produto no mercado. Não por acaso, os profissionais de design são cada vez mais requisitados e as instituições de ensino superior multiplicam as opções para quem quer se especializar.

De um pequeno objeto artesanal a uma jóia, um carro ou mesmo um empreendimento imobiliário, passando pela marca de uma empresa e pela embalagem de um produto, o design está presente em quase tudo que é produzido ou vendido. Como a Bahia não tinha tradição no ramo, a implantação do complexo Ford, em Camaçari, exigiu a importação de grande parte dos colaboradores lotados no setor de design, incluindo engenheiros e desenhistas industriais. Hoje, dos cerca de 50 que trabalham na área, muitos já foram captados no mercado local, graças a iniciativas de universidades que passaram a oferecer especialização com foco no setor automotivo.

Foi justamente para estimular o segmento no estado, famoso pela riqueza cultural, que surgiu o Centro de Design da Bahia. Criado em 2005, o CDB passou 18 meses fechado e foi revitalizado graças a uma parceria com a ONG italiana SUD-UIL, ligada à União Italiana do Trabalho, uma das maiores centrais de trabalhadores daquele país. Reinaugurado no início de novembro de 2007, o centro hoje tem como uma das prioridades estimular o artesanato baiano organizado através de cooperativas ou núcleos. “Nossa meta agora é estender as atividades de cerâmica para o interior do estado, incluindo comunidades indígenas da região sul e quilombolas da Chapada Diamantina”, anunciou Bruno Ferro, representante da SUD-UIL na Bahia.



Jornal Correio da Bahia: Reportagem do dia 20/1/2008 - Desenhando o futuro

Nenhum comentário: