sexta-feira, 9 de maio de 2008

Revista OjúOnà

Revista OjúOnà

O que é Ojú Onà é uma palavra de origem Iorubá, que significa numa tradução conceitual CONSCIÊNCIA DO DESIGN. E é isso o que estamos buscando: consciência em nós para a realização de um ótimo-design. E nossa cara é tro-pi-ca-lis-ta.




A revista-digital que propoe debates conscientes e culturais onde a proposta é de subsistência: trabalhar para produção de conteúdos que possam gerar encontros de design para nossa querida Bahia, buscando o amadurecimento nos debates sobre Design e educação.
Assim se propoe a abertura para discussões sócio - ambientais, culturais e economicas para mudanças no sistema de ensino ou nas grades curriculares, para melhoria do ensino em design.
A revista também busca pessoas para contribuirem com sugestão de construção para melhorias futuras, para assim ajudar na criação do N design Bahia 2009.

www.designuneb.com/nbahia2009


Megafonicas Salvador

2008


Nascido na Bahia, o MGF - Megafônicas, depois de correr vários estados brasileiros, retorna à terra de todos os santos no dia 17 de Maio de 2008 propondo agora uma discussão sobre a nossa Educação.

Em Março de 2008, a Pré CoNDe Bahia começou sua campanha de divulgação, distribuindo pelo Brasil seu "BOTTON", para ser construído pelo país: O Megafônicas.

Ele já foi construído em Curitiba, Bauru, Florianópolis e Rio de Janeiro, seguindo a mesma pauta de discussão, a Educação de Design, seus problemas, história e interfaces: Mercado, Sociedade e o Estudante.

E para abastecer mais as discussões, será lançada, na ocasião, a versão material da revista OjúOnà. Ela trás alguns resultados do 3º Megafônicas-Ba (você foi? Foi massa!) que aconteceu em outubro, aqui em Salvador, e discussões sobre currículos, projetos de conclusão e tópicos referentes à proposta de reformulação da nossa diretriz curricular.

Megafônicas? OjúOnà? tá boiando? Então dá um pulo lá no site da nossa Revista-Digital: www.designuneb.com/nbahia2009 , se atualize e nos atualize! Impossível a construção de uma nova realidade sem a participação plural. Ocupe seu espaço e mostre pra que veio, debata com o Brasil e redefina o paradigma da nossa educação.

E o que vai rolar no Megafônicas?
Discuta com todos sobre tudo. A cada rodada os participantes viverão em um novo espaço de debate através de uma dinâmica de rodadas. Cada mesa abordará um tópico:

Educação e Mercado (Mediada por Diane Lima - Estudante de Design de Moda | Faculade da Cidade)
A sua Universidade forma para o mercado? A Universidade deve formar para o mercado? Ou a Universidade deve formar o mercado?! Como pensar um currículo que construa um profissional apto a atuar em um sistema inconstante e dinâmico, isso é papel da instituição de ensino?

Educação e Sociedade (Mediada por Taygoara Aguiar - Designer Gráfico | UFBA)
Profissional ou Cidadão? Outro questionamento fundamental é sobre que tipo de egresso a universidade deve produzir. A educação deve ser responsável por capacitar e direcionar à atuação responsável e ética? Sustentabilidade é um tema mais e mais recorrente, ela é trabalhada na sala de aula? Como? O Que é sustentabilidade?

Educação e Estudante (Mediada por Mauro Alex Rego - Estudante de Design Gráfico | UFBA)
Saído de uma educação de base bancária e opressora, o Estudante chega na Universidade com sonhos, metas, dúvidas e expectativas que em sua maioria são frustradas por currículos que não acompanham o tempo e propósitos profissionais. Como redefinir essas relações, como recompor esse cenário? Qual o poder do estudante sobre a sua educação?

Onde?!
Escola de Belas Artes - UFBA

Quando?!
17 de Maio de 2008 - Sábado
12h – Credenciamento com entrega das revistas
13h às 14h – Abertura
14h às 15h – 1ª Rodada
15h10min às 16h10min – 2ª Rodada
16h20min às 17h20min – 3ª Rodada
17h20min às 18h20min – Balanço Final das mesas e Encerramento


Nenhum comentário: