quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Transforme seu carro em conversível

Especialista diz que é possível realizar o sonho de ter um carro conversível sem desembolsar uma fortuna

Vladimir Maluf

Recentemente, nos anos 1980 e 1990, os carros conversíveis eram bem mais comuns. Quem não se lembra do Escort XR-3 – especialmente o amarelo – ou do Kadet – quase sempre branco – que circulavam sem capotas por aí?

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Eram modelos com preços mais razoáveis, pois tratavam-se de carros comuns. Agora, quem quiser ter um conversível para chamar de seu tem três alternativas: desembolsar uma boa grana em um dos novos, apelar para um desses modelos que pararam de ser fabricados ou transformar um carro em uma versão sem teto.

Você também pode!

O designer Bruno Bertoli Almeida, da loja Trocar Capotas e Cia, em Campinas (SP), diz que qualquer carro pode se tornar um conversível. “Desde que seja feito um projeto de reestruturação e sustentação no veículo, pode”. Ele explica que para transformar o modelo é necessário colocar longarinas e chapas bem reforçadas, em pontos cruciais, muito bem calculados, para que não abale a estrutura do automóvel.

E é por segurança que Bruno aconselha escolher uma oficina muito confiável. “A princípio, parece fácil mudar o carro. Mas não é só passar a serra que o carro se torna conversível. Há muitas questões envolvidas por trás desse assunto”. E ele cita cinco passos fundamentas que o interessado precisa estar de olho, caso queira abrir o teto do carro.

O preço, Bruno diz que varia muito, de acordo com o projeto. Mas, em uma conversa informal, soubemos que com cerca de R$ 15 mil você pode pensar em transformar um VW Fusca, com a documentação incluída. Muito mais barato do que comprar um conversível novo.

Porém, depende do seu sonho: como será a funilaria, pintura, se precisará mexer na mecânica, elétrica e trocar vidros. A boa notícia é que o carro sai pronto. “Nós mexemos em tudo, funilaria, mecânica e até a documentação, que precisa ser alterada”, diz Bruno.

Cinco detalhes fundamentais

1. Primeiro, é necessário saber se a empresa possui habilitação para a conversão do carro. “Informe-se se o estabelecimento é homologada pelo Inmetro, pois hoje em dia o sistema para a documentação é bem rígido e, caso contrário, o dono do carro só terá dor de cabeça com a legalização”.

2. Verifique a empresa tem porte para fazer a transformação, se possui profissionais qualificados, uma estrutura sólida e bem organizada. Vá conhecer a oficina e explore bem como ela funciona.

3. Procure conhecer pessoas que já transformaram seus carros na oficina. “Peça para ver projetos antigos, conhecer seus produtos, para não correr o risco de ser enganado, pois você pode estar correndo o risco de estragar o carro”.

4. Deixe muito claro o prazo para a entrega do carro. “Para que o carro não fique um período muito grande na oficina, pois isso pode te dar muita insatisfação e dor de cabeça”.

5. Cuidado com os preços convidativos demais, pois milagres não existem. “Verifique orçamentos e não se deixar enganar por preços muito baixos. Compensa gastar um pouco mais com empresas mais qualificadas, para não acabar perdendo dinheiro”

6. Por mais habilidoso que você seja, não tente fazer isso em casa. “Há muitos que optam por métodos caseiros de transformação. Acabam trazendo o veículo para cá querendo arrumar o estrago, e aí acaba ficando muito mais caro”.


fonte como fotos:http://estilo.ig.com.br/noticia/2009/01/29/transforme+seu+carro+em+conversivel+3465924.html

9 comentários:

petronio disse...

tenho um mercedes 1999 comapenas 100.000km e gostaria de além do teto solar, transformá-lo em um modelo mais novo ou seja fugindo do padrão da época de carro quadrado, dando-lhe um design mais moderno, arredondado. vocês fazem isso? qual a média de preço? se não fazem, podem me indicar alguém. muito grato. petronio cangussu petropc@hotmail.com

petronio disse...

tenho um mercedes 1999 e gostaria de saber se alem do teto solar voces poderiam dar-lhe um design mais moderno ( arredondado) fugindo dos padrões da época. carros quadrados. se não fazem, teriam como indicar-me alguém? muito obrgado. petropc@hotmail.com

petronio disse...

tenho um mercedes 1999 e gostaria de saber se alem do teto solar voces poderiam dar-lhe um design mais moderno ( arredondado) fugindo dos padrões da época. carros quadrados. se não fazem, teriam como indicar-me alguém? muito obrgado. petropc@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia!

Ola, Regina eu sou o Adriano caldas e pesquisando onde fazer o corte do meu carro, achei o seu blog. só que eu preciso de uma urgência na minha resposta. preciso modifica um Ford Ka 1998 e queria sabe se tinha como vc me indica uma oficina em salvador-BA como vc é desining em salvador poderia já ter trabalhado com alguém por aqui.

Então agradeço desde já. Fico no aguardo.

Unknown disse...

Regine eu sou o Adriano se vc puder falar comigo pelo o e-mail: inf_caldas@hotmail.com posso ate fazer merchandising para você.

Unknown disse...

Bom dia!

Tenho um Peugeot 206 "Automatic"/ 2008, existem Peugeot 206 "CC", mas nao são Automatic !!!

Preciso muito Transformar este meu ( Peugeot 206 Automatic / 2008 em um "Peugeot 206 CC Automatic" ).

Então, Presizo de uma Boa Empresa que Faça este serviço Todo ( Parte Mecanica e Documentação ).

Sabe me Informar quem Faz e Qual a Media de Preço
para Realizar este Serviço para min ???

petronio disse...

Tenho um Azira. Posso transformá-lo em conversível?

Unknown disse...

A galera com muita experiência,excelente.
Alguém indica alguma oficina em Salvador para transformar no veículo de fibra fechado em conversível com capota elétrica?

Unknown disse...

Boa noite,amigos e amigas,quero transformar um carro de fibra fechado em conversível, é depois colocar capota elétrica, pode fazer um design como ficaria o Fiat Coupê?